
Gastronomia pelo Mundo
Nome: Marrocos
Localização: Norte de Africa
Capital: Rabat
Língua: Árabe




Harira é um guisado ou uma sopa forte, muito popular em todo o Magrebe durante o Ramadão, para quebrar o jejum, composta de carne de borrego cozida lentamente com grão-de-bico, ervas aromáticas e outros temperos.

O Couscous é um prato tradicional marroquino feito à base de sêmola de trigo cozida a vapor, acompanhada de carne e vegetais. Geralmente come-se couscous à sexta-feira.


Primeiro tem de colocar água ao lume. Quando a água estiver a ferver, acrescente o chá verde – e a menta se quiser; quebre as folhas para o sabor ser mais intenso – e deixe repousar uns minutos. Adicione depois o açúcar ou não, e também pode colocar hortelã. Por vezes, também acrescentam outras ervas como salva, tomilho e alecrim. O tempo de infusão é de cerca de 3 minutos. Em Marrocos, o chá é servido no bule Berber, com desenhos mouros e feito em latão ou em banho de prata.

As djellabas podem ser feitas de lã ou algodão, com cores diversas (os homens optam muito por cores claras), consoante o gosto de cada pessoa. Mas, tradicionalmente, as cores escolhidas, entre as tribos, podem indicar o estado civil, por exemplo. O castanho escuro é usado pelos celibatários. Os kaftan são outro tipo de túnica muito usada, mas principalmente pelas mulheres marroquinas. Podem ser peças simples do dia-a-dia, mas também existem para eventos especiais.