top of page

HISTÓRIA DA GASTRONOMIA

Idade Antiga

A idade antiga foi o período dos grandes povos e dos grandes banquetes, os povos faziam grandes banquetes para comemorações de vitórias em guerras e comemorações da família real. O povo egípcio inventou a padaria artística produzindo pães de diferentes formas.

A gastronomia teve o seu início na pré-história com o homem primitivo que foi descobrindo que os alimentos poderiam ser modificados, o que primeiramente era consumido cru, depois da descoberta do fogo passou a ser cozido e a partir daí o homem descobriu que poderia modificar o sabor dos alimentos e descobrir que se pode produzir vários tipos de alimentos.

Idade Moderna

A idade moderna foi a época das grandes inovações, foi o período do renascimento e da descoberta de novas sensações e a gastronomia, como sempre, acompanha a história e também foram descobertos novos gostos.

Um marco dessa época foi o cozinheiro de reis Taillevent que escreveu o livro mais antigo de cozinha em francês. Ele ficou famoso pela importância que deu aos molhos  engrossados com pão e também pelas receitas de sopa, dentre as quais estavam as de cebola e de mostarda.

As especiarias eram muito apreciadas pelos europeus, foi aí onde entrou o Brasil e a India, por serem ricos em especiarias foram muito explorados. O sorvete foi o que revolucionou a sobremesa da época.

Em meados do século XVII os franceses descobriram o café.

 

 

Idade Média

A idade média foi marcada pela força da igreja e a gastronomia seguiu a mesma linha, sendo baseada em vinhos, em pães e também eram baseados na  cozinha romana. Os monges simplificaram a preparação dos alimentos e enriqueceram a qualidade dos produtos, o peixe foi um alimento muito valorizado e havia um abuso muito grande em especiarias, tais como pimentas, noz moscada, gengibre e outros.

Pré -História

A idade contemporânea foi onde a gastronomia entrou no caminho do aperfeiçoamento. Nessa época a França passou por dois períodos distintos, um durante Napoleão Bonaparte que detestava o requinte da comida francesa e preferia a comida italiana e o outro período, que é o pós Bonaparte, onde a França passa por um período chamado de restauração, onde volta o requinte da culinária francesa. Foi nessa altura que os menus começaram a invadir os restaurantes da Europa cada vez mais luxuosos  e artísticos, com o intuito de informar aos clientes o que havia para comer e beber. Nessa época também os chefs de cozinha passaram a trabalhar em restaurantes ou a abrir os seus próprios restaurantes, pois tinham perdido os seus empregos nos palácios da nobreza, já que ela ficou enfraquecida após a revolução. Tudo isso, aliado à revolução francesa, fez nascer a cozinha burguesa, que misturava os aromas do campo com a elegância da alta gastronomia, combinando a gastronomia da terra com a gastronomia de laboratório.

Após a restauração veio uma grande crise na economia francesa que afetou também a gastronomia fazendo com que pequenos cafés e restaurantes fechassem as portas. 

Idade Contemporânea
bottom of page