
Gastronomia pelo Mundo
Nome: Cabo Verde
Localização: Oceano Atlântico
Capital: Praia
Língua: Portuguesa




Um tecido típico feito artesanalmente em teares manuais fazendo cada peça única em seu estilo cor e formato. Esta irregularidade é a característica que garante a autenticidade. Tradicional das ilhas de Santiago, Fogo e Brava, este tecido foi nos séculos XVI e XVII uma moeda de troca no comércio da costa africana, transformando a economia do país.

Surgiu em Cabo Verde nos anos cinquenta do séc.XX. É de ritmo binário e de andamento mais moderado que o Funaná. A Coladeira (Coladera), pode dizer-se também, que é um estilo mais vivo que a Morna, de cadência quaternária, em que a relação do cavalheiro e da dama é feita num arrastar dos pés, com momentos de improvisação do cavalheiro que se afasta sob o olhar da dama. A Coladeira é uma constante das noites caboverdianas sendo tocada e dançada.



O grogue é uma bebida alcoólica quente feita à base de rum, água e açúcar. O almirante inglêsVernon, alcunhado de Old Grog (daqui a denominação da bebida), tornou-se célebre, em 1740, ao mandar os marinheiros aumentar a ração de rum adicionando água, mantendo a ração dos oficiais sem nenhuma mistura.
