
Gastronomia pelo Mundo
Nome: Itália
Localização: Europa
Capital: Roma
Língua: Italiano



A tarantela é uma dança popular e composição musical, em compasso binário composto, geralmente em modo menor, de caráter vivo e caracterizada pela troca rápida de casais. Forma-se um círculo dançante, executado no sentido horário até a música se tornar rápida, quando todos trocam de direção. O ciclo ocorre algumas vezes, eventualmente ficando tão rápido que é muito difícil manter o ritmo. Em geral é conduzida por um cantor central e acompanhada por castanholas e tamborim.

As roupas camponesas que, na região do Tirol Histórico, se convenciona chamar “trajes típicos” datam, na sua maioria, do final do século XVIII e início do século XIX, após a reforma do Landesordnung (ordenamento territorial) tirolês nos tempos da imperatriz Maria Teresa da Áustria, (a região de Trento pertenceu ao Império Austríaco de 1363 até 1918). Até essa reforma, os camponeses eram proibidos de utilizar, nas suas vestimentas, tecidos considerados “de luxo”, como a seda e o veludo.



Opera (em italiano significa trabalho, em latim, plural de "opus", obra) é um género artístico teatral que consiste num drama encenado, acompanhado de música, ou seja, composição dramática em que se combinam música instrumental e canto, com presença ou não de diálogo falado. Os cantores são acompanhados por um grupo musical, que em algumas óperas pode ser uma orquestra sinfónica completa.


Muitos italianos bebem expresso, uma bebida de café amarga e forte. Devido ao forte sabor do café, é servido em pequenas porções. Uma chávena de expresso tem somente cerca de 88 ml. O leite e o açúcar, às vezes são acrescentados ao expresso, ou pode ser consumido puro. Outro tipo comum de café italiano é o capuccino. Este é um expresso feito com leite fervido e espumoso. O leite dá ao café um sabor doce e cremoso e a bebida é às vezes coberta com cacau em pó.